Acessar a internet, interagir nas redes sociais,
ouvir música, ver vídeos e tirar fotos. Tudo isso pode ser feito na
simplicidade de um toque, na palma da mão, por meio de um tablet. De tela fina
que pode variar de sete a dez polegadas, o aparelho revolucionou o modo como o
internauta se relaciona com a web e, principalmente, com os recursos
multimídias. Não é a toa que caiu no gosto do brasileiro. No último Natal, por
exemplo, o tablet foi o presente mais pedido entre o público que curte
tecnologia.
Dados da International Data Corporation (IDC)
apontam que no Brasil são vendidos quatro notebooks para cada um tablet e que
esta diferença esta diminuindo a cada semestre. Ainda, de acordo com o estudo,
somente em 2012 foram comercializados 769 mil tablets no país, o que representa
uma alta de 2% em relação ao ano anterior. A expectativa é que em 2013 esse
número suba para 5,4 milhões.
E este patamar não está tão difícil de ser
alcançado. No ranking mundial, o Brasil está na 11ª colocação dos países que
mais utilizam o tablet como mídia. Na comparação de desempenho dentre os países
do BRIC (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China), por exemplo, o
Brasil ficou na 3ª colocação, à frente apenas da Índia.